Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Homenagem: Ordem das Artes e das Letras Francesas

por Carlos Pereira \foleirices, em 24.09.08

 

 

Embaixador disse que Lobo Antunes é um dos maiores escritores actuais

Lobo Antunes comendador

Com a mesma informalidade mostrada em Julho ao receber o Prémio Camões no Mosteiro dos Jerónimos, António Lobo Antunes tomou ontem, na Embaixada de França, as insígnias de comendador da Ordem das Artes e das Letras do governo francês.

"Condecorações como esta são a mais perigosa e mortal armadilha da idade, porque ao correr o risco de se ficar satisfeito com a própria obra não se vai longe", disse a uma plateia em que estava Mário Soares, Vasco Graça Moura e Maria João Bustorff, sua ex-mulher. Marcaram ainda presença o ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, e o psiquiatra Daniel Sampaio.

 

Lobo Antunes vai lançar o 20º romance, ‘Arquipélago da Insónia’ (D. Quixote), em Outubro. Entre um e outro título multiplicam-se distinções. Só este ano arrecadou os prémios Camões (Portugal), José Danoso e Terence Moix (Espanha) e Juan Rulfo (México), este último pela primeira vez atribuído a um português.

Com a homenagem de ontem, a França quis, segundo o seu embaixador, Denis Delbourg, prestigiar "um dos mais importantes escritores da literatura contemporânea".

 

No Jornal "Correio da Manhã"

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:44


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog




Links

Outras Foleirices

Comunicação Social

Lugares de culto e cultura

Dicionários

Mapas

Editoras

FUNDAÇÕES

Revistas