Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




#1443 - Tomar um porto

por Carlos Pereira \foleirices, em 21.07.11

 

"À primeira vista, é hipócrita:

- Um pequeno porto, então!

Dizemos isto com uma ínfima reticência, uma afabalidade restritiva. É claro que não somos um desses desmancha-prazeres que recusariam todas as liberalidades aperitivas. Mas o "pequeno porto, então" depende mais da concessão do que do entusiasmo. Entraremos no jogo, mas pouco a pouco, mezza voce, a golos furtivos.

 

Um porto não se bebe, beberrica-se. Não está só em causa a espessura aveludada, mas também a parcimónia afectada. Enquanto os outros se entregam ao amargor triunfal e gelado do whisky, do martini-gin, nós encorpamo-nos na tepidez da França antiga, no sabor frutado do jardim do abade, no açucarado de outrora - precisamente aquilo que faria corar as faces de uma rapariga.

 

Os dois "o" de porto flutuam no fundo da garrafa negra.

 

Porto é o que vagueia no fundo de um golfo sombrio, com um porte altivo de fidalgo. Da nobreza clerical, austera e todavia agaloada a oiro. Mas no copo fica apenas a ideia do negro. Mais grená do que rubi, é lava doce onde vão dar histórias de faca, sóis de vingança e ameaças de convento sob o gume do punhal. Sim, toda essa violência, mas adormecida pelo cerimonial do pequeno copo, pela sabedoria dos golos tímidos. Sol calcinado, estrépitos ensurdecidos. Um sabor perverso de fruto baço onde se teriam afogado os excessos, os esplendores. A cada golada deixamos que o  porto suba até uma fonte quente. É um prazer ao contrário, que se expande fora de tempo, quando a sobriedade se torna dissimulada. A cada golpe de língua em vermelho e negro sobe com mais força o pesado veludo. Cada golo é uma mentira."

 

Conto retirado do livro de Philippe Delerm "O primeiro golo de cerveja e outros prazeres minúsculos", edição Gradiva, março de 1998

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:37


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog




Links

Outras Foleirices

Comunicação Social

Lugares de culto e cultura

Dicionários

Mapas

Editoras

FUNDAÇÕES

Revistas