Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



 

A obra de António Lobo Antunes será o tema de um programa de mais 50 espectáculos em Paris entre Janeiro e Junho de 2011, afirmou hoje, quinta-feira, a editora francesa do autor português.

"É a maior homenagem de sempre feita em França a um escritor português vivo", declarou à Lusa a editora francesa de António Lobo Antunes, Dominique Bourgois.

Os actores portugueses Luís Miguel Cintra e Maria de Medeiros fazem parte do elenco de nomes envolvidos no projecto para o MC93, uma instituição teatral internacional em Bobigny, no Norte de Paris, onde encenadores como Bob Wilson e Peter Sellars realizaram dezenas de espectáculos.

Com arranque marcado para 17 de Janeiro de 2011, trata-se de "uma aventura literária no teatro", resumiu Dominique Bourgois, sobre o programa de adaptações dramatúrgicas e leituras em torno dos 25 livros de António Lobo Antunes traduzidos em França, quase todos na Christian Bourgois.

Dominique Bourgois explicou que a ideia partiu do actor e encenador Patrick Pineau, principal responsável de um projecto que, frisou a editora francesa, "juntou muitos outros nomes franceses, portugueses e de outros países europeus, muitas vezes espontaneamente".

O programa dedicado à obra de António Lobo Antunes, que será apresentado oficialmente no próximo sábado em Bobigny, inclui "alguns dos melhores actores franceses" e envolve também o escritor Olivier Rolin, o dramaturgo e músico David Lescot e o autor, tradutor e encenador  Michel Deutsch.

Entre os músicos envolvidos estão Ami Flammer, Hubertus Biermann e Lazare Boghossian.

Entre as várias iniciativas previstas do programa do MC93 está uma leitura colectiva pelo "grupo dos 200", na sala maior do teatro de Bobigny, de textos de António Lobo Antunes.

Além de mais de meia centena de espectáculos e leituras no MC93, o programa inclui uma vertente escolar com a possibilidade de estágios de jovens alunos.

Dominique Bourgois salientou que a grande homenagem a António Lobo Antunes confirma o autor português como objecto de um "culto" entre os leitores franceses.


In

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:36


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog




Links

Outras Foleirices

Comunicação Social

Lugares de culto e cultura

Dicionários

Mapas

Editoras

FUNDAÇÕES

Revistas