Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




#1168 - O CALÍGRAFO

por Carlos Pereira \foleirices, em 02.02.10

 

Vê-se bem que este vento de Outubro é diferente dos outros.

Vem do sudoeste, pelo caminho da chuva,

Mas traz consigo um novo canto ou lamento

Que acorda memórias e medos e certezas.

Sei que estes olhos se fecharão em breve

E que das minhas mãos jamais se apagará a tinta.

Vi demasiadas vezes o Dragão subir ao céu no primeiro equinócio

E lançar-se no abismo quando o Verão acaba.

A terceira linha do hexagrama Lî mostra-me como o sol a declinar,

Esquecido da minha cítara de argila

E lamentando-me como um velho, que sou.

E, no entanto, há muitos anos, no palácio,

Senti atrás de mim o deslizar de uns sapatos de seda.

Quando me voltei, vi um rosto branco como a magnólia,

E para sempre os meus olhos guardaram o seu doce veludo.

Ninguém sabe, ninguém vê,

Só a minha mãe,  ao morrer,

Descobriu as pétalas que caíam com as minhas lágrimas,

E suspirou.

Não voltei a ver a princesa tão perto,

E confunde-me que ela seja ainda em mim ausência e presença,

Sobretudo neste dia de Outubro,

Em que do sudoeste sopra um vento diferente,

Escutado também pelos olhos do esquilo no ramo do salgueiro.


A princesa, a mais bela das filhas do imperador,

Partiu de manhã, no meio da névoa,

E a sua liteira era escoltada por muitos cavaleiros.

Julgava o pai que, dando-a em casamento a um governante inimigo,

Salvaria o Norte do país das incursões armadas,

O que não sucedeu.

Tudo isto registei, há muito, no Livro da História,

Poe ser essa a função de um calígrafo da corte.


Diz Li Shang-Yin

Que nunca se deve deixar abrir o coração com as flores da Primavera,

Pois uma polegada de amor é uma polegada de cinza.


Poema de Maria Amélia Neto


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:47



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Castelo Santa Maria da Feira (Pormenor)


Arquivo



Links

Outras Foleirices

Comunicação Social

Lugares de culto e cultura

Dicionários

Mapas

Editoras

FUNDAÇÕES

Revistas