Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A propósito do europeu de futebol

por Carlos Pereira \foleirices, em 01.06.08

As televisões massacram-nos com as peripécias da preparação da selecção portuguesa de futebol para o Campeonato da Europa que começa este mês na Suíça e na Aústria.

Mostram-nos, como se todos nós quisessemos assumir o papel de voyeurs, as grandiosas, magnânimas e interessantes vidas públicas e privadas dos intervenientes no espectáculo.

Ao pegar, por acaso, no livro de João Aguiar, "O navegador Solitário", abri, também por acaso, o livro na página 128 que tem o seguinte parágrafo:

(...) "O futebol, explica a Teresa, transformou-se na via pela qual a democracia e a própria sociedade de desagregam. A democracia embruteceu-se em demagogia, com os políticos a fazer públicas masturbações ao desporto-rei (palavras textuais de Teresa), com a agravante de nesse contexto se escrever desporto sem aspas, o que é um logro porque o futebol há muito que se transformou em espectáculo de massas, ritual para extravasar frustrações e concelebração de violência - o futebol é tudo isso mas não é desporto. E os políticos vergam-se e quem nos governa são afinal os dirigentes dos grandes "clubes" que também precisam de aspas porque deixaram de o ser para se tornarem seitas, dotadas até dos seus bandos de fanáticos e cujo objectivo é o poder e o dinheiro.''

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:57


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog




Links

Outras Foleirices

Comunicação Social

Lugares de culto e cultura

Dicionários

Mapas

Editoras

FUNDAÇÕES

Revistas