Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Até ao próximo dia 20, o Ateneu Comercial do Porto recebe uma mostra de tesouros bibliográficos medievais. Inaugura hoje às 18.30
Está patente a partir de hoje, no Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto, a exposição Códices Medievais e Cartografia Portuguesa, que inclui reproduções de alguns dos mais preciosos códices medievais e de exemplares únicos de cartografia.
"Estão aqui três das mais importantes obras da cartografia portuguesa: o Atlas Universal, de Diogo Homem (cujo original está na Biblioteca Nacional da Rússia), o Atlas Miller (original na Biblioteca Nacional de França) e o Atlas Vallar, cujo original também está fora de Portugal", disse Manuel Moleiro, um dos responsáveis desta mostra, que estará patente no Ateneu Comercial do Porto até ao dia 20.
A exposição, integrada na comemoração do 140.º aniversário da Biblioteca do Ateneu, inclui um exemplar da primeira edição de Os Lusíadas, que faz parte do espólio bibliográfico do Ateneu e foi recentemente restaurado pela Fundação Ricardo Espírito Santo.
A mostra integra ainda reproduções de obras como o Livro de Horas de Joana I de Castela (séc. XVI), o Tacuinum Sanitatis (um livro com conselhos para a saúde escrito em Bagdad por volta de 1036 e iluminado na Alemanha no século XV), o Livro da Felicidade, pintado em Istambul para o sultão Murad III, e ainda As Grandes Horas de Ana Bretanha, um livro de horas que é também um tratado de botânica, cujo original está na Biblioteca Nacional de França.
Todavia, o principal tesouro desta mostra é a Bíblia de S. Luís, considerada como o "monumento bibliográfico mais impressionante alguma vez criado pela humanidade". O responsável por esta edição, Manuel Moleiro, disse à agência Lusa que, apesar de não ser a versão original que se encontra na mostra, está patente "uma reprodução fidelíssima, em que foram usados todos os materiais originais, inclusivamente o ouro, em cada uma das suas 4887 iluminuras". O editor acrescentou ainda: "Com três volumes e 1230 páginas com 4887 cenas da Bíblia, esta obra, pintada em Paris entre 1226 e 1234 para o rei Luís IX de França, futuro São Luís, é uma criação irrepetível e de valor inestimável."
Como já foi referido, a mostra está patente no Ateneu a partir de hoje, estando marcada a inauguração para as 18.30, hora em que realizar-se-á uma conferência subordinada ao tema "O Atlas Vallard e a Cartografia Portuguesa de Quinhentos", pelo professor Luís Filipe Thomaz.
Horário da exposição: