Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




#997 - Prémio literário francês distingue Dany Laferriète

por Carlos Pereira \foleirices, em 04.11.09



O escritor canadiano de origem haitiniana Dany Laferriète recebeu, ontem, o prémio Médicis 2009 do romance, uma das grandes distinções literárias francesas, pelo seu livro “L´énigme du retour”.


O prémio Médicis do romance estrangeiro foi atribuído ao americano Daves Eggers com “What is the what”, história verdadeira de um refugiado do Sudão, Valentino Achack Deng, e da sua viagem desde a sua vila no Sudão até Atlanta, nos Estados Unidos.

O Médicis Essais premiou Alain Ferry por “Mémoire d´un fou d´Emma”, digressão sobre o amor, a literatura e Madame Bovary de Gustave Flaubert.

Dany Laferrière nasceu, em 1953, em Port-au-Prince, Haiti, e vive em Montréal, Canadá e Miami, Estados Unidos. Romancista, ensaísta e cineasta, Laferrière foi primeiramente jornalista no Haiti, deixando a ilha em 1974 para se instalar no Québec.

O escritor publicou mais de vinte livros, entre os quais “Pays sans chapeau” e “Vers le sud”. Em “L´énigme du retour”, o autor regressa ao Haiti após a morte do seu pai.

As suas obras contêm muito da realidade que observa e que experiencia, são marcadas por influências biográficas muito fortes.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:10


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog




Links

Outras Foleirices

Comunicação Social

Lugares de culto e cultura

Dicionários

Mapas

Editoras

FUNDAÇÕES

Revistas