Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O escritor canadiano de origem haitiniana Dany Laferriète recebeu, ontem, o prémio Médicis 2009 do romance, uma das grandes distinções literárias francesas, pelo seu livro “L´énigme du retour”.
O prémio Médicis do romance estrangeiro foi atribuído ao americano Daves Eggers com “What is the what”, história verdadeira de um refugiado do Sudão, Valentino Achack Deng, e da sua viagem desde a sua vila no Sudão até Atlanta, nos Estados Unidos.
O Médicis Essais premiou Alain Ferry por “Mémoire d´un fou d´Emma”, digressão sobre o amor, a literatura e Madame Bovary de Gustave Flaubert.
Dany Laferrière nasceu, em 1953, em Port-au-Prince, Haiti, e vive em Montréal, Canadá e Miami, Estados Unidos. Romancista, ensaísta e cineasta, Laferrière foi primeiramente jornalista no Haiti, deixando a ilha em 1974 para se instalar no Québec.
O escritor publicou mais de vinte livros, entre os quais “Pays sans chapeau” e “Vers le sud”. Em “L´énigme du retour”, o autor regressa ao Haiti após a morte do seu pai.
As suas obras contêm muito da realidade que observa e que experiencia, são marcadas por influências biográficas muito fortes.