Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A companhia internacional La Fura dels Baus regressa a Santa Maria da Feira nos dias 28, 29 e 30 de Maio, para apresentar a sua última produção – Imperium – no âmbito do Imaginarius. O espectáculo, para maiores de 16 anos, será apresentado no Pavilhão da Lavandeira, sempre às 21h30. Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda no Posto de Turismo de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e em www.blueticket.pt.
A lotação é limitada a 1100 lugares por sessão.
Imperium é o novo espectáculo da companhia catalã, concebido segundo os códigos da linguagem furera, na qual a utilização de espaços não convencionais e a predominância da dramaturgia rítmica sobre a dramática são elementos chave.
Nos espectáculos de linguagem furera, o corpo e a tecnologia prevalecem numa linguagem cénica multidisciplinar, onde o conflito entre o indivíduo e o grupo é a temática dominante. O espaço íntimo do espectador é invadido e este torna-se parte fundamental do espectáculo, como se de um coro grego se tratasse.
O processo de criação de Imperium nasce da necessidade de levar à cena um protesto contra as diferentes formas de imperialismo. Imperialismo entendido como uma forma de relação entre duas entidades, indivíduos ou sociedades, na qual uma submete a outra e, se não o consegue, aniquila-a. O diálogo, a escuta, a diferença são palavras tabus para o imperialismo. A diversidade é entendida como uma ameaça, não como uma oportunidade, e leva à entronização de modelos de dominação como forma de relação básica entre humanos. As vias podem ser ou subtis formas de domesticação física e mental ou puro canibalismo amparado por metáforas de guerra. O objectivo final para o imperialista é a conversão ou a extinção do diferente.
“Sobre este conceito construímos o caminho físico, emocional e mental que atravessará o espectador de Imperium”, explica a companhia La Fura dels Baus.
La Fura dels Baus é uma companhia em constante processo de evolução, que aborda, desde a sua fundação em 1979, novos desafios no campo das artes cénicas. Os seus espectáculos e acções pontuais têm causado um grande impacto, tanto na crítica como no público internacional.