Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




4ª edição do Literatura em Viagem (LeV)

por Carlos Pereira \foleirices, em 18.04.09
Quarenta escritores de 10 países reúnem-se em Matosinhos

 

 

Cerca de 40 escritores de dez países participam a partir de hoje, em Matosinhos, no 4.º Encontro de Literatura em Viagem (LeV), que inclui oito mesas temáticas, lançamentos de livros, concertos e uma exposição.

 

 

 
Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Peru são, além de Portugal, os países de origem dos escritores participantes no encontro organizado por Francisco Guedes e promovido pela Câmara de Matosinhos, que decorre até 21 de Abril na Biblioteca Florbela Espanca e na Galeria Municipal.

Pela Biblioteca Municipal Florbela Espanca, irão passar nomes que associamos de imediato à literatura em viagem - Helene Cooper, Leila Guerriero ou Francisco José Viegas -, mas também Nuno Rogeiro, Marçal Aquino ou Filomena Marona Beja e Miguel Real.

Paul Theroux merece uma menção especial. O autor de "Viagem por África", que regressa a Portugal ao fim de 42 anos, é um dos mais destacados cultores deste género e possui uma vasta obra, de que faz parte o "Regresso à Patagónia", escrito em parceria com Bruce Chatwin.

 

Viajante permanente é também o argentino Eduardo Belgrano Rawlson, que, a partir das frequentes excursões à Terra do Fogo, publicou um guia, a ser lançado pela Quetzal durante o LeV.

 

Os autores portugueses estão amplamente representados no naipe de participantes. Alice Vieira, Maria Isabel Barreno, José Luís Peixoto, César Magarreiro e José Carlos Vasconcelos são disso exemplo.


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:30


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog




Links

Outras Foleirices

Comunicação Social

Lugares de culto e cultura

Dicionários

Mapas

Editoras

FUNDAÇÕES

Revistas