Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Cerca de 40 escritores de dez países participam a partir de hoje, em Matosinhos, no 4.º Encontro de Literatura em Viagem (LeV), que inclui oito mesas temáticas, lançamentos de livros, concertos e uma exposição.
Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Peru são, além de Portugal, os países de origem dos escritores participantes no encontro organizado por Francisco Guedes e promovido pela Câmara de Matosinhos, que decorre até 21 de Abril na Biblioteca Florbela Espanca e na Galeria Municipal.
Pela Biblioteca Municipal Florbela Espanca, irão passar nomes que associamos de imediato à literatura em viagem - Helene Cooper, Leila Guerriero ou Francisco José Viegas -, mas também Nuno Rogeiro, Marçal Aquino ou Filomena Marona Beja e Miguel Real.
Paul Theroux merece uma menção especial. O autor de "Viagem por África", que regressa a Portugal ao fim de 42 anos, é um dos mais destacados cultores deste género e possui uma vasta obra, de que faz parte o "Regresso à Patagónia", escrito em parceria com Bruce Chatwin.
Os autores portugueses estão amplamente representados no naipe de participantes. Alice Vieira, Maria Isabel Barreno, José Luís Peixoto, César Magarreiro e José Carlos Vasconcelos são disso exemplo.