Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As fases de Woody Allen

por Carlos Pereira \foleirices, em 29.01.09

Os filmes essenciais na cinematografia de diretor americano famoso por criar tipos intelectuais e nova-iorquinos

1. Os filmes "piada-puxa-piada"
No início da carreira, Woody Allen achou que podia fazer sucesso contando ele próprio as piadas que escrevia. Seus primeiros filmes são calcados naquele tipo de roteiro que, no jargão da atividade, são chamados de "piada-puxa-piada". Entre eles estão, Bananas (1971) e O Dorminhoco (1973).

Bananas

O Dorminhoco

2. Em busca dos conflitos interiores
Depois, Allen passou a procurar enredos em que os conflitos entre os personagens decorressem mais de angústias interiores do que de situações concretas. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) é exemplo dessa vertente.

3. A fauna nova-iorquina
O círculo que se move em torno dos protagonistas dos filmes de Allen é formado por uma tribo específica de personagens: artistas, intelectuais, psicanalistas, gente envolvida com o mundo da cultura da cidade que nos anos 60 roubara de Paris o título da capital cultura do mundo: Nova Iorque. Entre as obras desse tipo, está Manhattan (1978).

4. A literatura como inspiração
De forma consciente ou inconsciente, a literatura é referência nos filmes de Allen. A peça Três Irmãs, do ruso Tchekov, é uma das inspirações para uma das obras-primas do cineasta, Hannah e Suas Irmãs (1986).


Vicky Cristina Barcelona, que estréia neste mês, também tem influências literárias. O off inicial que descreve as personalidades das protagonistas Vicky e Cristina remete aos romances da romancista inglesa Jane Austen. Mas o clima que permeia o filme é o dos livros do escritor americano Henry James. O autor, nascido nos Estados Unidos e naturalizado inglês, fala recorrentemente do choque cultural entre o Velho e o Novo mundo. Em livros como As Asas da Pomba, os americanos são pintados como ingênuos na arte de cortejar, na comparação com os europeus. Em Vicky Cristina Barcelona, algo do relacionamento intenso dos europeus Juan Antonio e Maria Elena parece escapar às americanas Vicky e Cristina.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:49


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog




Links

Outras Foleirices

Comunicação Social

Lugares de culto e cultura

Dicionários

Mapas

Editoras

FUNDAÇÕES

Revistas