Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




#1270 - I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal

por Carlos Pereira \foleirices, em 21.04.10

Iniciativa da prefeitura de Natal, o Encontro de Escritores é promovido em cooperação com a UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e juntará naquela cidade 30 escritores de todos os países lusófonos, à excepção da Guiné-Bissau.

Miguel Anacoreta Correia, secretário-geral da organização, mostrou-se entusiasmado com a escolha dos oradores que vão introduzir os três temas do debate. Em declarações à Lusa, salientou o “humor baiano” do escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, que vai falar sobre “Cosmopolitismo, expressões populares e globalização”. “Ele é a pessoa indicada para o tema, porque é um homem dotado de um humor excepcional e estes temas podem e devem ser tratados com descontracção”, comentou.

“Todos nos apontaram o nome do professor Carlos Reis como o indicado para falar sobre o tema de arranque, ‘Literaturas Lusófonas, elo entre continentes e culturas’ e estou contento por ele ter aceitado”, acrescentou.

Sublinhou ainda que o angolano José Eduardo Agualusa é, “um grande escritor, muito activo e atento, a pessoa certa para falar sobre os desafios das novas tecnologias na literatura”.

O secretário-geral da UCCLA anunciou que estão previstos encontros dos escritores com alunos das escolas locais e que ele próprio vai dar uma aula na universidade. Simultaneamente, alunos e professores universitários de Natal vão participar nas sessões, e essa conjunção de iniciativas permitirá que o encontro não se limite a um círculo fechado.

A cidade de Natal aderiu à UCCLA em 2009 e, segundo Anacoreta Correia, tem “demonstrado um dinamismo notável”, com resultados ao nível de trocas empresariais. “Estão previstas outras acções para o futuro, para conhecimento mútuo das gastronomias e do passado, com a preparação de livros no âmbito da História”. Outra iniciativa em projecto é “uma homenagem ao professor Câmara Cascudo, natural do Rio Grande do Sul, um grande folclorista do nordeste, que nos anos 50 teve uma influência fantástica aqui em Portugal na valorização do folclore e na preservação das tradições”.

Foi a prefeitura de Natal que propôs a ideia de organizar um encontro de escritores, que será anual de agora em diante. “Pareceu-nos muito oportuno, num momento em que está em cima da mesa o Acordo Ortográfico, ainda que este tema não seja falado especificamente”, disse Anacoreta Correia.

A UCCLA foi criada há 25 anos e envolve actualmente 29 cidades, além de Macau. Estão em curso contactos com Pangim e há conversas informais com outras cidades do estado de Goa para que adiram igualmente à organização.

 

In Jornal

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:41



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Castelo Santa Maria da Feira (Pormenor)


Arquivo



Links

Outras Foleirices

Comunicação Social

Lugares de culto e cultura

Dicionários

Mapas

Editoras

FUNDAÇÕES

Revistas