Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




José Eduardo Agualusa nomeado para prémio britânico

por Carlos Pereira \foleirices, em 02.03.09

O escritor angolano José Eduardo Agualusa está nomeado para o Prémio Independente de Ficção Estrangeira 2009, atribuído anualmente pelo Conselho das Artes do Reino Unido, com o romance "As mulheres do meu pai".

 

De acordo com a publicação "Bookseller", o mais recente romance de José Eduardo Agualusa integra a lista de 16 finalistas, de um total de 126 obras submetidas a concurso.

 

O prémio literário tem um valor monetário de 10.000 libras (cerca de 11.180 euros), que será repartido entre o escritor e o tradutor.

Citada pela "Bookseller", a responsável pela estratégia para literatura daquele Conselho britânico, Antonia Byatt, elogiou o facto de a lista de finalistas revelar uma grande diversidade de línguas representadas.

"É um banquete para os leitores e um grande desafio para o júri", disse.

O Prémio Independente de Ficção Estrangeira pretende reconhecer uma obra de ficção que tenha sido traduzida e publicada no mercado britânico no decurso de um ano.

 

No próximo mês, será revelada uma lista dos seis finalistas e o vencedor será anunciado a 14 de Maio, em Londres, cpiatal de Inglaterra.

Além de "My father´s wives", traduzido por Daniel Hahn, ao prémio são candidatas obras da francesa Celine Curiol, do austríaco Thomas Glavinic, do escritor albanês Ismail Kadare e da japonesa Yoko Ogawa.

"Como o soldado conserta gramofone", do escritor bósnio Sasa Stanisic, recentemente editado em Portugal, também está nomeado.

José Eduardo Agualusa, nascido em Angola, em 1960, já venceu este prémio em 2007, com o romance "O vendedor de passados", traduzido para Inglês com o título "The book of chameleons".

 

Entre os premiados de edições anteriores, conta-se também o Prémio Nobel da Literatura José Saramago, que venceu em 1993, com a obra "O ano da morte de Ricardo Reis".

 

In "JN"

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:11



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Castelo Santa Maria da Feira (Pormenor)


Arquivo



Links

Outras Foleirices

Comunicação Social

Lugares de culto e cultura

Dicionários

Mapas

Editoras

FUNDAÇÕES

Revistas